Ventosoterapia Aliada a Liberação Miofascial

Ventosoterapia Aliada a Liberação Miofascial

22 de Agosto de 2017
em Dicas

Como muitos de vocês podem ter observado, nessas últimas semanas na TR3, estamos utilizando a VENTOSATERAPIA associada a liberação miofascial otimizando os efeitos terapêuticos e proporcionando assim diminuição de dores e melhor rendimento no esporte.

Por isso iremos explicar um pouco dessa técnica que vem ganhando cada vez mais adeptos, principalmente no meio esportivo, por apresentar excelente resultados, imediatos e satisfatórios no ganho de movimento ,alívio da dor e melhora no rendimento esportivo. 

A ventosaterapia é uma modalidade complementar de tratamento, sendo assim, utilizamos junto a técnica de massagem esportiva, promovendo a liberação miofascial.

A liberação miofascial é uma técnica que trabalha diretamente com a fáscia e ajuda a relaxar e alongar os músculos, melhorando a função de contração e relaxamento muscular. A fáscia é um tecido que envolve os músculos, os separando e os conectando com ossos e articulações ,dependendo dos movimentos do corpo, a fáscia pode sofrer lesões que atrapalham ou até mesmo impedem o trabalho dos músculos, levando a aderências cicatriciais para reparar algum dano, assim como resultado temos os nódulos de tensão e dor. 

Como percorre o corpo todo e está relacionada aos movimentos, a fáscia pode sofrer alterações devido a uma série de fatores: treinos muito intensos, prática esportiva não supervisionada, maus hábitos posturais, padrão de movimento incorreto. Outras causas como estresse e desgastes emocionais também podem afetar a fáscia e causar dor.
O corpo reage a estas alterações formando nódulos. Eles acumulam toxinas e prejudicam o bom funcionamento do sistema musculoesquelético. Também alteram a coordenação, a flexibilidade e a força muscular.
A partir daí o ciclo “desgaste – formação de nódulos – dificuldade de movimento- desgaste”, vai culminar no aparecimento de lesões, prejudicando o rendimento físico e a qualidade de vida.
A liberação miofascial (mio =músculo+ fáscia = tecido conectivo) trabalha para liberar essas restrições.

A VENTOSATERAPIA  promove excelentes resultados terapêuticos. Trata-se de uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa em que promove-se uma pressão negativa em copos (de vidro ou acrílico). 

A teoria do uso das ventosas se baseia na ação de sucção que ela provoca quando em contato com a pele: o vácuo formado puxa pele e músculos para dentro do copo, causando uma congestão local que estimula a circulação sanguínea na superfície do corpo. Este aumento do aporte sanguíneo favorece a nutrição de músculos, dissolvendo tensões e assim reduzindo dores musculares e articulares, causando também a liberação de toxinas no sangue.


Essa técnica pode ser realizada de várias formas e peculiaridades diferentes. As ventosas devem ser posicionadas diretamente em pontos dolorosos do corpo, e/ou posicionadas sobre os pontos de acupuntura, usadas em deslizamento promovendo a liberação miofascial e liberação de aderência cicatricial. Manchas avermelhadas ou arroxeadas que surgem no local onde o copo foi aplicado se devem as dilatações capilares e vasculares que ocorrem, extravasando os fluidos dos tecidos localizados mais profundamente no corpo para sua superfície. 

Suas indicações são, aliviar dores musculares em geral, reabilitação músculo-esquelética esportiva, rigidez muscular, limitação de movimento, ansiedade, fadiga, enxaquecas, reumatismo e prevenção de lesões.

Os resultados de dor e alivio de tensão são imediatos, com tantos benefícios fica difícil não querer fazer uma sessão. Venha experimentar essa técnica e comprovar os resultados excelentes e assim pode ter um rendimento melhor nos seus treinos.