Treinamento Funcional

Treinamento Funcional

08 de Junho de 2017
em Dicas

De acordo com o Dicionário Houaiss, “função; uso à que se destina algo, qualidade, emprego” e ainda “funcional; algo que foi concebido e executado para ter maior eficácia nas funções que lhe são próprias”. Assim, o  Treinamento Funcional é um processo em que o aluno aprenderá a fazer de seu corpo uma ferramenta mais funcional, puxando, empurrando, levantando, arremessando, correndo e saltando, com objetivos definidos a médio e longo prazo, independente da idade ou objetivo, sempre de forma altamente específica. 

Com base nesse conceito, cada modalidade tem seu treino específico, que ainda é personalizado para as características do indivíduo.

“Quanto maior for a similaridade entre o treinamento e a atividade específica, maior é a probabilidade de transferência dos ganhos obtidos com o treinamento para se aprimorar a performance da atividade específica”.
(Knapp, 1963;Cratty, 1979; Sale, 1988; Behm, 1995)

Desde que nós seres humano evoluímos para uma postura bípede, somos desafiados a manter o equilíbrio estável sobre a ação de gravidade em uma pequena base de suporte. Assim, a capacidade biomotora desenvolvida nesse tipo de treino é a combinação entre força, velocidade, resistência, coordenação e flexibilidade que permitem e facilitam o corpo a lidar com estas questões. Por isso, o treinamento funcional é variado e integrado se aproximando cada vez mais da mecânica do movimento utilizado no esporte do atleta.

Abdominais e agachamentos, saltos, flexões, entre outros movimentos, estão presentes no treino. E quando direcionados para uma modalidade específica, na qual o praticante quer evoluir, o foco será em movimentos que utilizam os mesmos eixos da atividade em questão.

Com o foco nos movimentos específicos, o funcional ajuda na prevenção de lesões e a melhora do desempenho acontece porque envolve exercícios de força dinâmica, isolando alguns movimentos característicos dos esportes. E ainda trabalha equilíbrio e fortalecimento da região core, o que contribui para prevenir lesões.

Em resumo o treinamento funcional consiste na reprodução de ações realizadas nos esportes ou no cotidiano e hoje muitos professores tem se especializado no assunto e nossos alunos tem, como principal resultado, um grande gasto energético e uma melhora do condicionamento físico geral trazendo maiores benefícios para tudo que realiza no dia a dia.