Trail Run

Trail Run

04 de Janeiro de 2018
em Corrida

Porque essa modalidade atrai cada vez mais adeptos?

É poder ter a oportunidade de correr em estradas de terra, trilhas de montanhas ou caminhos secundários, sempre seguindo a sinalização da organização do evento. É ter o prazer da surpresa a cada mudança climática, e saborear as transformações do percurso e a beleza das paisagens que nunca se repetem.

Como se preparar para uma corrida Trail?

É talvez algo que você, corredor que participa de provas pelas ruas das cidades, se pergunte.

TREINAMENTO
O treinamento para uma corrida de Trail deve sempre levar em conta uma prova específica, porque as características entre as competições são muito diferentes. Hoje temos provas trail no mundo todo, e as distâncias já variam de 6 a 300km. Por exemplo, uma prova de 20km com 2.000m de desnível acumulado correndo no frio em terreno seco de pedras técnicas, é bem diferente de um treino para uma prova de 20km cruzando fazendas em planas estradas de terra batida em pleno verão. Ou 15 km com terreno técnico, lagos e até mesmo provas em litoral onde se corre trechos nas costeiras das praias.

CONHECER ALTIMETRIA, DISTÂNCIA E CLIMA DA PROVA
É preciso fazer uma análise prévia das características que vai encontrar e traçar uma estratégia de prova. Para isso é importante ter conhecimento das normas da prova, dos itens obrigatórios, da altimetria, da localização dos postos de abastecimento e das opções de hidratação e alimentação que cada um deles vai oferecer. Só assim é possível definir o tipo de equipamento a ser utilizado e a estratégia da prova.

EQUIPAMENTO 
Estar com o equipamento certo pode ser essencial para o sucesso de sua corrida. E isso não diz respeito somente ao tênis. Roupas e acessórios adequados para a prova, terreno e clima...

DIFERENCIAL
Correr em trilhas requer um pouco mais de atenção e autossuficiência, porém ter atenção e respeitar as dificuldades impostas pela prova, são itens fundamentais para a conclusão do percurso sem maiores incidentes.

Em uma prova de Trail Run dá pra caminhar, atravessar rios, subir ou descer barrancos e esquecer totalmente o pace do relógio. A corrida flui naturalmente conforme o terreno permite.

O mercado de Trail Run vem crescendo no Brasil, pois te leva a lugares incríveis… com paisagens inesquecíveis… Tudo com muita segurança, em percursos bem sinalizados e com toda a estrutura de alimentação e hidratação das corridas de rua tradicionais.

Mesmo com essas diferenças entre as provas do asfalto e o Trail Run, o gosto por correr, se divertir e vivenciar novas experiências, sempre estará acima de tudo. Cada um com seu objetivo e desafio pessoal.

Organize seu calendário e treinos e vivencie essa experiência.

Prof. Ronaldo Parra

CREF 023210-G/SP


Fonte: Ronaldo Parra