PNEU PARA BICICLETAS DE ESTRADA 25MM: NOVA TENDÊNCIA!

PNEU PARA BICICLETAS DE ESTRADA 25MM: NOVA TENDÊNCIA!

21 de Novembro de 2017

PNEU PARA BICICLETAS DE ESTRADA 25MM: NOVA TENDÊNCIA!

Há muitos anos os pneus de 23mm são a preferência para bicicletas de estrada, mas atualmente os pneus 25mm apareceram como opção para bicicletas de atletas profissionais e amadores. Se ainda não mudou, vou explicar um pouco sobre o porquê mudar.

Os pneus mais largos (25mm) são mais confortáveis do que os estreitos (23mm), com maior volume de ar entre ele e o asfalto, permitindo reduzir a pressão de ar sem correr o risco de furos tipo "mordida de cobra" (acontecem quando a câmara de ar fura por ficar prensada entre o aro e o asfalto). A menor pressão aumenta a capacidade de amortecimento e melhora o seu conforto, diferente de um pneu mais estreito e com uma pressão de ar elevada.

Mas qual é a importância do conforto?
Todos nós queremos sentir confortáveis quando estamos pedalando, e existe uma relação entre a performance e a sensação confortável de pedalar. Consegue-se mais rendimento do nosso corpo quando estamos mais confortáveis do que quando nos sentimos desgastados e fisicamente cansados. Pensando assim um pneu de 25mm para uma bicicleta de estrada em um percurso mais longo e cansativo seria a melhor opção para se ter um pouco mais de conforto durante o pedal.

Contudo, a aerodinâmica é sempre levada em consideração, principalmente em bicicletas de estrada. E é verdade que um pneu estreito tem sempre uma área frontal menor do que um pneu largo, mas é necessário pensar no pneu e aro juntos do que como componentes isolados e independentes.

E segundo o ciclista e editor técnico da Road.cc, Mat Brett, “Recentemente, os aros das rodas começaram a tornar-se cada vez mais largos, em parte devido à tendência dos pneus mais largos. A escolha depende dos fatores que o ciclista coloca primeiro: aerodinâmica, resistência de rolamento, aderência, conforto, etc. Se o seu objetivo fundamental é a aerodinâmica, deve optar por pneus mais estreitos, mas se prefere um rendimento global mais equilibrado entre os vários fatores, a largura do pneu e do aro deve ser levada em conta.”

Por estas razões que os pneus mais largos de 25mm estão ganhando um espaço maior entre os ciclistas que buscam conforto, rendimento, estabilidade, aderência e muitos outros benefícios durante um pedal na bicicleta de estrada. 

 

Guilherme Santander

 

Link completo da reportagem: http://road.cc/content/feature/182519-trend-spotting-why-you-need-switch-wider-tyres 


Fonte: Guilherme Santander