Periodização no Mountain Bike

Periodização no Mountain Bike

10 de Março de 2017

O desejo de todo mountain biker, amador ou profissional, é de ser mais veloz. E a maneira mais rápida e segura de melhorar o desempenho, é contratando um treinador.
O papel do treinador é estruturar um modelo de treinamento, respeitando o atleta com sua individualidade, biótipo e objetivo. No caso do atleta amador, também é importante considerar o tempo disponível para treinos e a rotina de trabalho.
Essa estrutura sistemática de treinos recebe o nome de “periodização”.
A periodização evita erros comuns no treinamento, como treinar em excesso, pedalar sempre no mesmo volume (distância) e intensidade (velocidade), ou manter uma frequência semanal inferior a 2 dias, causando uma sobrecarga perigosa ao sistema cardiorrespiratório.
O primeiro passo de uma periodização é definir as metas do ano, sendo uma competição, desafio ou objetivo pessoal. Com metas definidas, divide-se o período de treinamento em vários ciclos e são determinadas as zonas de treino, a fim de alcançar um alto rendimento por meio de uma preparação segura e objetiva.

Com o planejamento feito, é papel do atleta manter a regularidade nos treinos e respeitar as intensidades e volumes propostos pelo treinador.
Tratando-se de um atleta amador, com uma rotina de trabalho ou viagens a conciliar com o esporte, é comum perder um dia de treino na semana. O que deve ser feito é um ajuste para os próximos dias e não juntar dois treinos para compensar o dia perdido.
Não seguir as zonas de treinos indicadas é um dos fatores que afeta o desempenho do atleta. Para muitos, é difícil fazer os treinos leves e regenerativos, pensando que não terão resultado. É justamente o contrário, já que esses treinos geram adaptações metabólicas importantes para o condicionamento físico geral.

Alimentar-se mal também afeta o desempenho nos treinos.
A evolução em todo esporte demanda tempo e determinação. Seguir planilhas de treinos milagrosas ou de atletas profissionais que cumprem altos volumes semanais e buscar treinos intervalados e de tiros na internet com promessas de evolução rápida podem trazer desgaste excessivo e frustrar o atleta quando não alcança seus objetivos.

Busque um profissional, siga sua periodização e o mais importante, divirta-se treinando.
Bons treinos!

Roberto Poloni
TREINADOR TR3 - CREF 124299-G/SP