Dicas e Diferenças Entre Sapatilhas de Ciclismo e MTB

Dicas e Diferenças Entre Sapatilhas de Ciclismo e MTB

30 de Novembro de 2017

As sapatilhas usadas no ciclismo auxiliam durante a pedalada, para que o ciclista consiga empurrar e puxar os pedais, colocando a força nas duas pernas ao mesmo tempo, isso devido aos tacos que são presos na parte do solado das sapatilhas e encaixam em um pedal apropriado, ajudando assim na melhora do desempenho, estabilidade, força, rigidez e conforto durante a pedalada. 

Já os ciclistas que costumam pedalar com tênis, acabam colocando força em uma perna de cada vez para empurrar os pedais, atrapalhando na força e desempenho, podendo gerar alguns desconfortos nos pés, como dormências ou formigamentos e proporcionando uma maior instabilidade durante o pedal.

  • SAPATILHA DE SPEED OU TRIATHLON

Os modelos de sapatilhas para essas modalidades tem o solado liso e com orifícios para uma melhor ventilação dos pés e tacos em plástico com formato de triângulos, para que os atletas consigam ter uma área de contato maior com os pedais, gerando assim uma maior potência durante a pedalada. O solado pode ser de plástico, onde a sapatilha fica um pouco mais pesada e com uma flexibilidade maior e menor rigidez no solado, o que pode ser aconselhado para um iniciante, gerando um conforto maior e uma melhor forma de adaptação com as sapatilhas.

E modelos com solados em fibra de carbono, que deixam a sapatilha mais leve, com maior rigidez e menor flexibilidade, auxiliando assim o atleta a colocar força e potência durante a pedalada, gerando uma melhor estabilidade durante os pedais, sendo indicada para atletas já adaptados com o uso de sapatilhas.

As formas mais comuns para fixar as sapatilhas nos pés são os velcros, catracas, discos ou cordões, de acordo com o gosto de cada ciclista e na maior parte das sapatilhas de triathlon, elas são fixadas através de uma velcro grande para garantir uma agilidade durante as competições de triathlon.

                         

  • SAPATILHAS DE MTB 

São sapatilhas mais robustas, com solado de plástico ou fibra de carbono e com cravos para ajudarem se necessário em caminhadas durante os pedais na terra, conseguindo uma maior aderência com o chão, para o ciclista não correr o risco de escorregar. Os tacos são de ferro e resistentes a terra, lama e pedras, dando uma maior durabilidade para a sapatilha e segurança para o ciclista.

A parte de cima das sapatilhas de MTB tem algumas proteções com tecidos mais grossos em caso de bater os pés em pedras, galhos e etc. Podendo ser fabricada com tecidos impermeáveis para não molharem os pés em caso de poças de águas ou dias chuvosos e as formas de prendê-las nos pés podem ser através de velcros, catracas, discos ou cordões de acordo com o gosto de cada ciclista.

                                         

  • DICAS PARA ESCOLHER UMA SAPATILHA
  1. Saber se a sapatilha que você irá comprar é para a prática de Speed, Triathlon ou MTB, comprando assim a sapatilha correta para a sua necessidade;
  2. Escolher o tamanho corretamente, para ela não ficar apertada demais ou muito solta, gerando desconfortos como dores na sola dos pés ou dormências nos dedos;
  3. Analisar a qualidade, marca e valores das sapatilhas para não terem imprevistos com defeitos ou produtos de má qualidade;
  4. E sempre consultar uma profissional da área de Bike Fit para poder auxiliar durante a compra e no pós compra com o ajuste correto dos tacos, conseguindo assim um conforto melhor, prevenção de lesões e um melhor rendimento no seu pedal.

 

Guilherme Santander

 


Fonte: Guilherme Santander