Ciclismo de Estrada (Road)

Ciclismo de Estrada (Road)

04 de Julho de 2018

A bicicleta é muito utilizada como meio de transporte no Brasil e vem conquistando um grande espaço como prática esportiva, entre algumas modalidades que envolvem a bicicleta está o ciclismo de estrada, popularmente conhecido como speed. 

Há características próprias na bicicleta do ciclismo de estrada como o guidão curvado, que ajuda o ciclista a se posicionar de forma mais aerodinâmica, pneus finos e lisos que geram menos atrito com o asfalto, menor peso da bicicleta e novas tecnologias que auxiliam na geometria dos quadros, onde ocorre melhoras no desempenho, conforto, velocidade, subidas longas, descidas e curvas durante o pedal.

Vale ressaltar a importância de um profissional de Bike Fit para auxiliar no posicionamento do ciclista na bicicleta, evitando desconfortos e lesões durante a prática do ciclismo. 

É comum que os ciclistas de estrada pedalem nas rodovias ou vicinais em grupos, chamados de pelotão, que ajudam a diminuir a resistência dos ventos e diminuem o desgaste dos ciclistas por conta do vácuo gerado pelos que estão na frente. Porém, é importante ficar atento e tomar alguns cuidados, sempre manter a calma e concentração durante o pedal, sinalizar e avisar apontando para o asfalto em casos de objetos, buracos, lombadas, animais, carros ou outros obstáculos. Caso haja problemas mecânicos com a bicicleta ou furo no pneu, sinalize levantando o braço e saia pelos lados do pelotão. Quando for se alimentar ou hidratar o ideal é ir para o fundo.

Outras dicas essenciais, quando se está dentro de um pelotão, são nunca pedalar em pé ou frear bruscamente, pois pode acontecer um toque na roda do ciclista que está atrás e causar uma queda e evite, também, deixar a roda dianteira paralela com a roda traseira do ciclista à frente. É aconselhável manter uma distância de 25 a 50 cm entre uma roda e outra. Além disso, o ideal é sempre manter um ritmo de pedal constante onde todos do grupo consigam acompanhar. 

Por fim, é fundamental, nunca utilizar fones de ouvidos e tirar fotos dentro do pelotão e lembre-se sempre de haver comunicação entre todos do grupo, utilizando assim da melhor maneira possível o pelotão e curtindo o pedal.

Ótimo pedal à todos!!

Gulherme Santander


Fonte: Guilherme Santander