Avaliação Física

Avaliação Física

08 de Março de 2018
em Dicas

AVALIAÇÃO FÍSICA

Prof. Esp. Gabriel Morínigo Detomini* - CREF: 102.058 – G/SP

A avaliação física consiste em realizar um diagnóstico a partir de dados oriundos de testes e medidas; os tipos mais usados em academias e clínicas são: anamnese, antropométrica ou de composição corporal, VO²máx estimado, avaliação postural e funcional.

A avaliação antropométrica ou também conhecida como avaliação da composição corporal, é um método para avaliar a composição corporal a partir de medidas corporais; estas medidas são realizadas através de estadiômetro (medidor de altura), balança (medidor de peso corporal total), adipômetro (medidor de dobras cutâneas) e fita métrica (medidor de circunferência corporal). A balança de bioimpedância também é outro método para a medição do percentual de gordura corporal.

O VO²máx estimado é a mensuração da capacidade cardiorrespiratória do indivíduo; geralmente feitos em esteiras, podem também ser realizado em bikes indoor e outros meios. Este teste é comumente utilizado por médicos cardiologistas, é o famoso teste da esteira que inclina; quando feito por um médico seu resultado torna-se mais preciso, pois o mesmo utiliza de um aparelho denominado ergoespirômetro que mede o volume de oxigenação na respiração. 

A Avaliação Funcional e Postural é utilizada para avaliar o potencial de lesão de cada indivíduo através da identificação de áreas com limitações de movimento e disfunções causadas por desequilíbrios musculares e assimetrias.

Após realizadas as avaliações, o professor obtém todas as informações referentes ao seu aluno e com isso consegue periodizar e realizar a montagem do treinamento específico para o objetivo e necessidade do individuo, tornando os treinos mais seguros e eficientes.  


Fonte: Prof. Gabriel Morínigo Detomi