Atividade física na terceira idade para envelhecer com saúde

Atividade física na terceira idade para envelhecer com saúde

21 de Setembro de 2017
em Dicas

ENVELHECER COM SAÚDE ( TÍTULO 1)

Praticar atividades físicas é essencial em todas as fases da vida, mas na terceira idade elas se tornam ainda mais importantes. Os exercícios trazem muitas vantagens para o corpo, melhorando a qualidade de vida e proporcionando bem-estar.

Há uma série de mudanças que ocorrem no corpo e organismo com o envelhecimento, e sem cuidados redobrados, podem surgir vários problemas. Para quem já chegou à terceira idade, mexer o corpo praticando atividades físicas regularmente é a melhor maneira de ficar longe do sedentarismo e garantir mais disposição. O exercício físico é, sem dúvida, um grande aliado para prevenir e retardar o processo de envelhecimento.

Entre os benefícios da atividade física na terceira idade estão aumento da força muscular, energia, maior flexibilidade no corpo, equilíbrio, coordenação motora, controle do peso, diminuição da ansiedade e prevenção de diversas doenças.

Mas os exercícios não melhoram somente a capacidade corporal da pessoa idosa, refletem também na autoestima.

Para quem está próximo, ou já passou dos 60 anos ter uma atividade física tranquila e saudável, algumas dicas são válidas.

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE (TÍTULO 2)

A atividade física na terceira idade deve ser prazerosa, por isso é essencial que a pessoa escolha algo em que se sinta bem.

Exercícios com peso, estímulos de reflexo e equilíbrio, alongamento e pilates, entre outras podem sim ser praticadas pelo público da terceira idade. Além de caminhadas, corrida e algumas pedaladas aos que estiverem mais aptos a atividade.

É importante ressaltar que antes de iniciar a prática de qualquer atividade, a pessoa idosa necessita passar por uma avaliação clínica para que o médico possa orientar na escolha e acompanhar o programa de exercícios a ser seguido. E o profissional de Educação Física e Fisioterapia possam acompanhar e orientar da melhor forma nas sessões.

Abaixo nosso exemplo, sempre alegre e disposta. Dona Ismelia Parra


Fonte: Ronaldo Parra