7 Dicas para Iniciar no Triathlon

7 Dicas para Iniciar no Triathlon

18 de Novembro de 2016

O número de adeptos do triathlon cresce de maneira cada vez mais rápida. Porém, antes de se aventurar no universo desse multisport pela primeira vez, é preciso estar atento a algumas questões:

1 Comece em uma distância curta. O sonho de muitos é completar um Ironman, mas, pra chegar lá, é preciso passar pelas distâncias menores. A progressão correta deve começar em um short triathlon (750 m de natação / 20 km de bicicleta / 5 km de corrida), seguido da distância olímpica (1,5 km / 40 km / 10 km) e de um meio Ironman (1,9 km / 90 km / 21 km).

2 Não abandone a musculação. O trabalho de fortalecimento, principalmente de pernas, braços e abdome, é essencial para começar a participar de provas em mais de um esporte. Realize as séries pelo menos duas vezes por semana.

3 Mais qualidade nos treinos de natação. Geralmente, esse é o treino “novo” para quem deseja ser triatleta – já que muitos corredores também pedalam e vice-versa. Não basta apenas cair na água e sair nadando – é preciso programação de acordo com suas necessidades.

4 Tenha uma rotina adequada. Os treinos em dois períodos no mesmo dia se tornam comuns, e, por isso, é importante avaliar a qualidade da alimentação. Procure um nutricionista para consumir carboidratos, gorduras e proteínas na medida certa.

5 Cuidados com a alimentação. Dormir 8h por noite é uma das chaves para evitar o overtraining. Para quem não consegue completar tantas horas de sono, uma opção é descansar depois do almoço, ou entre um treino e outro.

6 Atenção aos equipamentos. O modelo da bicicleta pouco importa para os iniciantes – ela pode ser simples, desde que esteja com a revisão em dia. O tênis de corrida próprio para triatletas, com a amarração que favorece a transição, também é uma boa aquisição.

7 No ritmo certo. A estratégia correta para a primeira prova deve ser ir de maneira tranquila na natação, com atenção a frequência cardíaca no ciclismo e tentando poupar energia para a corrida. Mantenha uma intensidade mais alta do que a dos treinos, e se alimente e hidrate como de costume.